EN PT
Andre Facciolli
Andre Facciolli

NetBR Leva Automação de Data Center Para Conferência do Gartner

Andre Facciolli
Andre Facciolli

As empresas que detém data centers – ou grandes estruturas de TI – terão de investir urgentemente na robotização dos serviços ao usuário, não apenas para baixar custos, mas principalmente para uniformizar suas práticas e atender rapidamente às exigências de conformidade.

Esta recomendação é parte de um estudo que a empresa brasileira NetBR irá apresentar na Conferência Gartnerde Infraestrutura de TI, Operações e Data Centers, que acontece dias 1 e 2 de Abril em São Paulo.

De acordo com André Facciolli, diretor da NetBR, a automação de serviços menos complexos ao usuário de data center, como a configuração de um servidor ou reparo em um sistema operacional, pode economizar em até 40% o tempo de solução para atendimentos remotos, além de reduzir os custos de mão de obra e a falha humana nos processos.

“Mas hoje a vanguarda de TI já entendeu que um dos maiores ganhos da automação está na criação de processos repetitivos e exaustivamente testados, capazes de eliminar as maiores barreiras existentes para se atingir as exigências de compliance com os marcos regulatórios que afetam a gestão dos data centers”, afirma o executivo.

Entre as normas de compliance mais impactantes nas empresas, Facciolli cita as recomendações Sarbanes-Oxley, PCI, HIPAA, CobiT e IS0 2700, como integrantes de uma grande lista, que regulam desde segurança de operações e privacidade até exposição ao risco de fraude. “Hoje temos a única oferta do mercado que resolve a gestão de privilégios e a política de acesso a dados e recursos no ambiente de TI de forma ágil, inclusive com monitoramento de superusuários, e sem impacto para a operação”, comenta o diretor.

Pelos dados da AMR Research, os investimentos das empresas em função das exigências de compliance superam anualmente os US$ 15,5 bilhões ao ano. Na avaliação da NetBR, a maior parte desses custos é empregada em pessoas e nem sempre se traduz em ativo durável da companhia.

“Enquanto não automatizar as tarefas do dia a adia, as empresas terão sempre de manter equipes caras, voltadas para o acompanhamento das normas de conformidade. Daí a necessidade de ser inverter essa lógica e entender a exigência de conformidade como uma premissa para a uniformidade dos processos, tal como já aconteceu há décadas na área de manufatura”, continua Facciolli.

Durante a Conferência do Gartner, Flavio Bontempo, Diretor Técnico da Netbr, fará a palestra “Compliance on Automation” e apresentará o RBA Logic, um novo modelo de portal de autosserviços para a otimização de data centers. A solução é baseada em tecnologias das parceiras da NetBR, Kelverion, Lieberman e BalaBit, além de explorar a tecnologia System Center Orchestrator, da Microsoft.

Na Conferência do Gartner, o diretor da NetBR terá encontros com CIOs de algumas das maiores empresas brasileiras que já sinalizaram interesse pelo modelo de “compliance on automation” e otimização da gestão de data centers.

Clique para ver apresentação

Conferência Gartner de Infraestrutura de TI, Operações e Data Centers
Dias 1 e 2 de Abril das 8:30 às 18:30 – São Paulo – Sheraton WTC Hotel – Av. Nações Unidas, 12559

Mais artigos

E então, quer bater um papo e compartilhar nossos casos de uso?